A ACE já investe em startups, ajuda empresas a transformarem seus negócios e, agora, está co-criando e co-fundando negócios junto com empreendedores e parceiros excepcionais. Sabemos que há muitos empreendedores excepcionais que querem fazer acontecer. Se você é um empreendedor de segunda jornada e quer construir negócios desde a ideia com o ACE Studio, gostaríamos de conhecê-lo(a).
Quem sabe você será nosso(a) próximo(a) Venture Founder?
Imprescindível:
– ter disponibilidade para atuação full time durante 6 meses a partir de novembro;
– ter experiência empreendedora prévia, de preferência, nas verticais de saúde, educação, mobilidade e/ou energia;
– ter a cabeça aberta para explorar diversas dores dentro dessas verticais. O intuito não é investir em startups já existentes via ACE Studio nem acelerar negócios/ideias pré-existentes. Queremos co-construir!
Gostou?
Então preencha o formulário e entraremos em contato.
Empreendedores com experiência e grandes ideias de empresas disruptivas, com soluções de potencial escalável e alto impacto em seus mercados. Pessoas que buscam estar em um ambiente desafiador e que têm a ambição de construir novos negócios tendo a ACE Studio como principal aliado – e corta caminhos!
O ACE Studio possui um modelo de trabalho único no Brasil por ter sido criado quase 10 anos depois da fundação da ACE.
O profundo entendimento da ACE no early stage nos permitiu construir uma rede muito sólida de parceiros, mentores, infraestrutura e metodologia capaz de:
Para chegarmos nisso, ao longo da jornada ACE:
Todo o aprendizado e ecossistema ACE relatado acima é colocado a serviço do empreendedor Studio.
Enxergamos que o Studio possui grande valor para diversos perfis de empreendedores, em especial 02 deles:
Empreendedores “clássicos” que gostariam de empreender com Inovação/Nova Economia: Muitos empreendedores que não participam do ecossistema de inovação gostariam de fazer parte da Nova Economia, possuem bagagem suficiente para tal mas não encontram os caminhos corretos. ACE Studio mostra-se uma solução ideal por criar atalhos para este empreendedor, ao mesmo tempo que captura conhecimento acumulado deste empreendedor experiente
Intraempreendedores/executivos experientes, que ocuparam cargos de liderança em grandes corporações, possuem cases de sucesso e agora querem uma carreira mais independente: A vida corporativa traz benefícios inúmeros como networking, gestão, e até mesmo independência financeira. Por outro lado, sabemos que alguns profissionais mais experientes acabam enxergando a cultura corporativa como “entrave” para validação de negócios mais inovadores.
Como o ACE Studio é uma espécie de tradutor de ambos os mundos por trazer todo o background da ACE em startups e consultoria de inovação via Cortex, sabemos extrair o melhor dos dois mundos em prol deste perfil de empreendedor
O sucesso obtido com a Future Dojo, em parceria com a Exame, e com a Zebra, fintech especializada em pagamentos internacionais, nos levou a analisar o porquê não poderíamos criar novos negócios em uma escala maior, já que temos a expertise ACE (experiência, rede, metodologia e talentos) a nosso favor.
Foi então que ao final de 2020 decidimos também expandir na cadeia para pensar nos futuros novos negócios que irão beneficiar não só a ACE, mas nossos parceiros e o ecossistema de inovação brasileiro em diversos setores.
Capital, networking, talentos e método.
Fornecemos 100% da infraestrutura necessária para colocar um novo empreendimento no ar, incluindo (mas não limitado) a:
Dependerá da iniciativa, do perfil dos empreendedores e o quanto cada parte irá aportar valor ao negócio. Será analisado caso-a-caso.
Temos capacidade financeira para rodar 100% da fase seed com recursos próprios do ACE Studio.
Não. É preciso estar disposto a empreender na tese desenhada em conjunto, com relação de parceria e sociedade com a ACE, e buscar dores relevantes em determinados territórios para validar negócios com potencial. Vale ressaltar que o ACE Studio possui um observatório de tendências que busca mapear previamente dores de mercado em diversos segmentos. As chances de co-fundar uma startup com o Studio aumentam consideravelmente caso a expertise do empreendedor esteja alinhada com as oportunidades previamente mapeadas pelo nosso time de inteligência.
ACE Studio dá preferência para projetos em estágio bem inicial, ou seja, entre a ideia e a validação através de um protótipo/MVP de baixa fidelidade. Se o seu projeto já possui faturamento (acima de R$ 20 mil) e co-founders dedicados ao negócio, recomendamos submeter sua startup ao processo de originação do time ACE Startups.
O ACE Studio possui um modelo muito similar aos estúdios de Hollywood: Cuidamos de toda a infraestrutura para que o empreendedor foque 80% do tempo dele na geração de valor aos clientes. É como se fôssemos os Produtores Executivos, e o empreendedor o Diretor.
As chances de co-fundar uma empresa com o Studio são bem mais altas caso o empreendedor seja um expert do seu setor e/ou tenha empreendido por pelo menos 01 vez.
É esperado, portanto, que o empreendedor já tenha longa experiência prévia no segmento a ser validado, assim o valor será compartilhado.
Ou, ainda, que não seja um expert do setor, mas que já tenha passado por um ciclo completo de abertura de empresa, emissão de nota fiscal, contratações, demissões, que tenha lidado com advogado, contador, e todos os demais desafios da árdua (mas igualmente gratificante) jornada empreendedora.
Não é necessário que este empreendedor tenha sido bem-sucedido. Falhar uma empresa traz igualmente excelentes aprendizados para a próxima jornada.
O Studio busca co-founders que complementem a capacidade da ACE em gerar valor para um novo empreendimento.
Considerando que a ACE é uma empresa capaz de:
– investir recursos por toda a fase Seed;
– colocar a serviço do empreendedor toda a nossa rede;
– suportar a criação através de um método empiricamente comprovado por quase 10 anos e;
atrair talentos de altíssimo nível.
É esperado que o co-founder seja capaz de usufruir deste arsenal com a devida maestria.
Neste sentido, acreditamos que o perfil ideal para co-fundar um empreendimento com o Studio reúne basicamente quatro características
Não há uma restrição, porém é necessário analisar: qual é a oportunidade sobre a qual o time está se debruçando; o potencial dessa oportunidade; como o ACE Studio poderá agregar para esta iniciativa; se o time está disposto a co-construir com a ACE e; se os talentos possuem os mesmos valores/fit cultural da ACE.
Não há uma regra única, dependerá de cada caso. Alguns critérios avaliados são o estágio de maturidade do negócio, o quanto cada parte poderá agregar na sociedade, o mercado potencial e capacidade de cada parte em gerar valor na relação.
Há a possibilidade de remuneração além do equity. E há a possibilidade de haver somente equity, sem remuneração. Tudo vai depender do alinhamento entre as partes – que sempre será realizado caso-a-caso.
O Studio ACE possui autonomia de capital para levar o projeto até product-market fit. Em outras palavras, toda a rodada de capital-semente (seed round) pode ser aportada pelo Studio, mas em alguns casos empreendedores que queiram deter uma participação societária mais relevante desde o início aportam capital em conjunto com o Studio. Em um cenário de não haver o co-investimento por parte do empreendedor, ele atuará com seu trabalho e será remunerado (dinheiro + equity) à altura da sua contribuição.
Sim, é possível. Como dito anteriormente, cada situação é avaliada de forma individual buscando uma relação equilibrada de compartilhamento de valor desde o dia 0.
Adotamos o regime híbrido e trabalhamos bem remotamente. Mas há necessidade de alguns alinhamentos presenciais no escritório, que serão previamente combinados com o empreendedor.
Sim. Ao longo destes quase 10 anos investindo e acelerando, nenhum projeto que passou pela ACE obteve investimento sem o envolvimento full-time de pelo menos 01 co-founder. Esta premissa tem um fundamento bem claro: quanto mais foco, mais intensa as iterações das hipóteses e, consequentemente, mais próxima do product-market fit a startup fica. Esta é uma premissa inegociável do modelo Studio.
Vale ressaltar que o ciclo de uma jornada completa bem-sucedida (da ideia ao Exit) não costuma levar menos do que 05 anos.
Na verdade, o mais provável é que o empreendedor necessite investir próximo a 10 anos da sua vida para consolidar um negócio de alto crescimento.
Esteja disposto a esta jornada, seja junto com o ACE Studio ou em uma aventura solitária.
Mas, tratando especificamente dos estágios iniciais (ideia e validação), a duração das etapas segue (mais ou menos) a linha do tempo abaixo:
A definir de acordo com o caso.
No mínimo 6 meses, que é o tempo de duração de 01 cohort. Após esse período, havendo a validação da proposta de valor e do Business Case, haverá possível continuidade para a fase de validação comercial e a constituição definitiva do modelo de sociedade.
Basicamente em 03 situações:
No Studio, iniciamos primeiramente pela busca de dores. Para validação das dores dentro de cada território de interesse (por exemplo, saúde) são necessários, no mínimo, 1 empreendedor e 1 estagiário atuando como dupla, com o suporte de todo o time Studio e rede ACE. Havendo as validações mínimas para avanço do negócio, cada empreendedor possuirá uma estrutura particular, com necessidades mínimas de pessoas dedicadas à vendas, marketing e operações. Este dimensionamento de recursos sempre será feito em conjunto com o empreendedor e time Studio na fase final de validação, geralmente no sexto mês após o início do cohort.
A ACE é um grupo empresarial com diversas unidades de negócio (ACE Startups, ACE Cortex, Future Dojo, Zebra). Ao longo dos anos fomos evoluindo nossa estrutura de capital, sendo uma sociedade geradora de caixa e capaz de financiar diversos experimentos com recursos próprios.
Por termos um papel relevante no ecossistema e acreditar que a colaboração é fator intrínseco da inovação, podemos (a nosso critério) convidar agentes do ecossistema como investidores-anjo, VCs, Family Offices, Corporações e até mesmo outras Venture Builders e aceleradoras para co-investirem conosco.
O mais importante é ratificar que o processo de tomada de decisão de investimentos passa por comitês compostos por acionistas/sócios do grupo ACE e/ou de suas coligadas, e a governança sempre seguirá as melhores práticas para permitir um crescimento sustentável, com foco em uso responsável do capital e dando a devida autonomia para que os co-fundadores (Studio e empreendedor) possam executar o business plan de acordo com o combinado.
Tenha interesse genuíno na busca de dores relevantes para serem resolvidas, principalmente dentro dos territórios de saúde, educação, mobilidade e agro. Existe um aspecto qualitativo muito importante na criação de negócios que é a paixão/brilho no olho.
Ao longo de quase 10 anos a ACE avaliou mais de 25.000 projetos para investir em um pouco mais de 100. Aprendemos a identificar com alguma acuracidade este fator que, para o Studio, é primordial.
Uma forma de demonstrar paixão/brilho no olho é tornar-se, de fato, uma referência no tema ao qual você quer atacar como empreendedor. Os pitches vencedores são aqueles nos quais o empreendedor dá uma verdadeira aula de para o futuro investidor/sócio. Estas aulas precisam ser compostas não apenas com inspiração, mas também com dados de mercado que corroboram o tamanho da oportunidade e as verdadeiras razões para acreditar que o empreendedor está, de fato, vislumbrando uma oportunidade escondida da maior parte do mercado.
O empreendedor também precisa ter forte afinidade com a cultura ACE. Talvez fique difícil descobrir como existe esta afinidade, mas nós temos diversos canais públicos onde apresentamos nossas ideias sobre inovação e as pessoas por trás da ACE, como o nosso podcast, nossa newsletter, nosso blog e nossas redes sociais.
No Studio não temos um processo seletivo clássico. Temos uma busca por sócios alinhados com o propósito da ACE (Transformar o Brasil pela inovação) e com a tese que estamos olhando para o momento: Criar negócios B2B que irão transformar cadeias primárias de evolução do PIB do país, notadamente Agronegócio, Saúde, Educação e Logística/Mobilidade. Demais setores também são avaliados, mas como segunda prioridade. Soluções puramente B2C estão neste momento descartadas.
O Studio ACE recebe dezenas de solicitações de conversas por dia. Todas as mensagens são lidas e respondidas em até 02 semanas após este primeiro contato. Sendo assim, a prioridade está sendo dada para quem consegue – já no primeiro contato – dar uma ideia clara da sua intenção com o Studio, bem como comprovar as suas credenciais através do Linkedin.
Havendo compatibilidade imediata, a liderança do time Studio entra em contato para agendar um bate-papo inicial de 30 a 45 minutos buscando entender um pouco mais das motivações e da trajetória do empreendedor.
Havendo interesse de ambas as partes em prosseguir, iniciamos conversas segmentadas para tentar fechar um escopo de oportunidade.
Após o escopo fechado, assinamos um MoU / contrato definindo a data de início da parceria.
O dia 01 oficial da parceria é iniciado em nossos cohorts semestrais, que costumam ocorrer nos meses de Outubro e Março e possuem duração de 6 meses.
Em média costumamos co-fundar 06 a 07 negócios por cohort.
Consideramos que a participação do cohort é a última etapa deste processo, onde tanto o empreendedor quanto a ACE terão tempo suficiente para entender se existe de fato, ou não, o alinhamento de propósito e a ambição de criar negócios inovadores dentro da tese validada em conjunto.
O processo total pode durar até 12 meses, desde o primeiro contato até o final do cohort.
Parece muito, mas considerando que uma sociedade bem-sucedida é um projeto de anos/décadas, o investimento de tempo para construir tal relação é um fator crítico de sucesso na visão do Studio.
Utilizamos esse termo para designar um ciclo completo (6 meses) com empreendedores em busca da validação de um novo potencial negócio.
Queremos criar e co-criar as empresas do futuro com alto potencial de transformar territórios essenciais da economia, tais como educação, saúde, mobilidade e agronegócio. Para avaliar esse potencial, conversamos previamente com especialistas de mercado, mapeamos players nacionais e internacionais envolvidos direta ou indiretamente à ideia, avaliamos as movimentações e o tamanho desse mercado, dentre outros fatores.
Sim, assinamos. Porém, acreditamos que uma ideia é 99% transpiração e execução, e que a ideia por si só não vale muita coisa sem esses componentes. Nosso modelo de NDA é padrão e pode ser baixado aqui.
Somos agnósticos a este tema.
O mais importante é que a inovação exista, ou seja, que o problema detectado possua uma resolução significativamente melhor para o cliente/consumidor através do novo empreendimento co-fundado entre Studio e empreendedor.
É possível – mas bastante improvável.
A tese do ACE Studio atua com territórios de exploração, que são muito associados a segmentos/verticais de mercado. Logo, se o empreendedor estiver analisando mais profundamente as dores relacionadas à educação, por exemplo, e durante esse processo tiver ideias para mais de um negócio, incentivamos a validação de várias hipóteses em paralelo até que 01 delas seja entendida como a dor primordial.
A partir da detecção da dor primordial, dificilmente o empreendedor terá tempo disponível para validar mais de 01 dor em simultâneo. Nosso método parte do princípio que a dor primordial endereça um mercado grande o suficiente para criar um negócio multimilionário – e com múltiplos de valuation relevantes.
No momento, apenas modelos B2B ou B2B2C.
Sobre nós
Construímos negócios com você reunindo capital, recursos, talentos e método para co-criar negócios que transformam o Brasil.
Entre em contato
Imprensa
© Copyright ACE Studio – 2021 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Política de Cookies